O Banco Central comunicou nesta segunda-feira (30) que 53 mil chaves Pix sob a responsabilidade da instituição de pagamento Qesh foram expostas devido a falhas pontuais nos sistemas da empresa, ocorridas entre 10 e 19 de setembro.
De acordo com o Banco Central, as informações vazadas são de natureza cadastral, como nome e CPF, e não incluem dados sensíveis, como senhas ou saldos. O órgão destacou que as informações expostas não permitem movimentação financeira ou acesso às contas dos usuários.
Medidas já foram tomadas para apurar detalhadamente o incidente, e a Qesh poderá ser sancionada conforme as normas vigentes.
Os clientes afetados serão notificados exclusivamente por meio dos canais oficiais da Qesh, como o aplicativo ou internet banking. O Banco Central reforça que não envia mensagens de texto, e-mails ou realiza ligações telefônicas para comunicar vazamentos de dados, alertando os usuários contra tentativas de fraude.
Em agosto deste ano, o Banco Central informou o vazamento de dados de mais de 8 mil chaves Pix do BTG Pactual. Já em julho, 39 mil clientes da 99Pay também tiveram suas chaves Pix expostas.
Via - EBC
Comentarios