A Kaspersky está oferecendo produtos de segurança gratuitos por seis meses e dicas para manter-se seguro como um presente de despedida para os consumidores nos Estados Unidos.
A empresa decidiu fechar seus negócios e demitir funcionários nos EUA depois que o governo americano adicionou a Kaspersky à Lista de Entidades, um catálogo de “indivíduos, empresas e organizações estrangeiras consideradas uma preocupação de segurança nacional”.
Presente de despedida para usuários dos EUA
Em uma mensagem dirigida apenas aos usuários dos EUA, a Kaspersky agradece a seus clientes por escolherem e confiarem em seus produtos ao longo dos anos.
Como um sinal de despedida, a empresa está oferecendo aos usuários dos EUA alguns de seus softwares de segurança gratuitamente por seis meses.
“Com a saída da Kaspersky dos EUA, gostaríamos de retribuir com o mínimo que podemos: presenteando-o com uma seleção de nossas soluções de segurança gratuitamente por 6 meses”, diz a mensagem.
A empresa também fornece uma pequena lista de dicas gerais que podem ajudar os usuários a evitar problemas e a se manterem mais seguros:
Lembre-se de sempre fazer backup de seus dados
Desconfie de links e verifique a origem deles antes de clicar
Proteja sua identidade on-line, altere as senhas regularmente e mantenha-as longas e complexas
A limitação de seis meses provavelmente se deve ao fato de o Bureau of Industry and Security (BIS) do Departamento de Comércio ter proibido as vendas e a distribuição de produtos Kaspersky, incluindo atualizações, nos Estados Unidos a partir de 29 de setembro.
Isso significa que, após essa data, os usuários norte-americanos dos produtos Kaspersky não poderão mais receber atualizações automáticas e definições de antivírus por meio do software. Em vez disso, eles precisarão instalá-las manualmente por meio do site da Kaspersky, se disponibilizadas, o que pode diminuir a segurança do produto.
Em uma declaração a Kaspersky disse que em 20 de julho começará a encerrar suas atividades nos EUA, o que também envolve demissões.
A decisão e o processo seguem a Determinação Final do Departamento de Comércio dos EUA, que proíbe as vendas e a distribuição dos produtos Kaspersky nos EUA.
A empresa examinou e avaliou cuidadosamente o impacto das exigências legais dos EUA e tomou essa triste e difícil decisão, pois as oportunidades de negócios no país não são mais viáveis.
Embora os EUA tenham banido a Kaspersky, os produtos da empresa ainda são amplamente usados e as vulnerabilidades críticas em qualquer um deles são procuradas.
Por exemplo, a empresa de divulgação de vulnerabilidades SSD Secure Disclosure, com sede na Coreia do Sul, anunciou “GRANDES pagamentos” para execução remota de código/comando pré-autenticação no Kaspersky Security Center, uma solução de gerenciamento de segurança para empresas.
Com o mercado dos EUA agora fora dos limites e com a pressão do Parlamento Europeu para excluir o uso em setores vitais e sensíveis na União Europeia de produtos de fornecedores da China e da Rússia, a Kaspersky agora é forçada a se deslocar para outras regiões, como a Ásia e a América do Sul.
Via - BC
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