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Falha no Microsoft 365 causa indisponibilidade de aplicativos web do Office e do centro de administração

A Microsoft está investigando uma falha generalizada no Microsoft 365 que está afetando os aplicativos web do Office e o centro de administração do Microsoft 365.


Desde o início do incidente, há algumas horas, o Downdetector tem recebido relatos de usuários reclamando de problemas ao conectar-se ao Outlook, OneDrive e outros aplicativos e serviços do Office 365.


Os clientes afetados estão recebendo mensagens como: "Estamos enfrentando uma interrupção no serviço. Todos os seus arquivos abertos foram salvos. Pode levar algum tempo até que a falha seja resolvida." Essas mensagens aparecem ao tentar acessar os aplicativos do Microsoft 365 por um navegador.


"Estamos focando nossa investigação na geração de tokens dentro de nossa infraestrutura de autenticação. Paralelamente, estamos revisando alterações recentes para determinar a causa raiz", disse a Microsoft em um alerta de incidente publicado no centro de administração.


"O impacto é específico para alguns usuários, que estão sendo atendidos pela infraestrutura afetada, ao tentarem acessar aplicativos do Microsoft 365 para a web."


A Microsoft orienta os usuários impactados a acessarem seus aplicativos e documentos do Microsoft 365 por meio das versões para desktop (caso possuam as licenças necessárias) como uma solução temporária.



No momento, as páginas de status de serviço, status de saúde dos serviços e status da rede do Microsoft 365 não apresentam problemas relacionados ao centro de administração, à infraestrutura de rede da empresa, disponibilidade de provedores de serviços de internet ou infraestrutura de rede dos clientes.


Há duas semanas, outra interrupção global do Microsoft 365 também impactou múltiplos serviços e recursos, como Microsoft Teams, Exchange Online, SharePoint Online, OneDrive, Purview, Copilot e Outlook nas versões web e desktop. Esse incidente foi resolvido após mais de 24 horas, mas a empresa ainda lidava com "problemas remanescentes no Outlook para web" e investigava "atrasos no envio de e-mails causando tempos de entrega maiores".


Em julho, outra falha massiva afetou múltiplos serviços do Azure e do Microsoft 365, como o centro de administração, Intune, Entra, Power BI e serviços do Power Platform. No dia seguinte, a Microsoft admitiu que a interrupção de nove horas foi causada por um ataque de negação de serviço distribuído (DDoS) amplificado por um erro em seus mecanismos de proteção contra DDoS.


Atualização 10 de dezembro, 07h55 (EST):

A Microsoft está testando uma possível correção para resolver os problemas em andamento.


"Enquanto continuamos investigando a causa raiz, identificamos um problema na geração de tokens que pode estar contribuindo para o impacto. Estamos testando uma correção para reverter para um fluxo alternativo de geração de tokens, que acreditamos que resolverá o problema", informou a empresa.


Atualização 10 de dezembro, 08h18 (EST):

A Microsoft implementou uma correção que deve mitigar a falha nas próximas duas horas.


"Desativamos o cache proativo para oferecer algum alívio. Paralelamente, testamos e implementamos uma correção, que acreditamos que remediará o impacto. Prevemos que a solução levará cerca de duas horas para ser concluída", disse a empresa em uma nova atualização no centro de administração do Microsoft 365.


Via - BC

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