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Foto do escritorCyber Security Brazil

Falhas de segurança em carros da Skoda permitem rastreamento remoto

Pesquisadores de segurança cibernética descobriram várias vulnerabilidades nas unidades de infotainment de alguns carros da Skoda que podem permitir que agentes mal-intencionados controlem remotamente certas funções e rastreiem a localização dos veículos em tempo real.


A empresa PCAutomotive, especializada em cibersegurança automotiva, revelou 12 novas vulnerabilidades no modelo mais recente do Skoda Superb III sedan durante o evento Black Hat Europe desta semana. Essas descobertas surgem um ano após a mesma organização divulgar nove falhas semelhantes no mesmo modelo. A Skoda é uma marca da gigante alemã Volkswagen.


Segundo Danila Parnishchev, chefe de avaliação de segurança da PCAutomotive, as vulnerabilidades podem ser combinadas e exploradas por hackers para injetar malwares nos veículos. Para explorar as falhas, um atacante precisaria se conectar à unidade de mídia do Superb III via Bluetooth, podendo realizar o ataque a uma distância de até 10 metros sem necessidade de autenticação, explicou Parnishchev.


As falhas, encontradas na unidade de infotainment MIB3, permitem que os invasores executem códigos maliciosos sempre que a unidade é iniciada. Isso pode possibilitar:


  • Obtenção de coordenadas GPS e dados de velocidade do veículo em tempo real;

  • Gravação de conversas por meio do microfone interno do carro;

  • Captura de imagens da tela de infotainment;

  • Reprodução de sons arbitrários no veículo.


Além disso, as vulnerabilidades também possibilitam que os invasores extraiam a base de contatos telefônicos do proprietário do veículo, caso a sincronização de contatos esteja habilitada. Segundo Parnishchev, essa base de dados é armazenada em texto simples, sem criptografia, o que facilita a exploração.


No entanto, os pesquisadores não encontraram formas de contornar as restrições do gateway da rede interna do veículo para acessar controles críticos de segurança, como o volante, os freios e o acelerador.


De acordo com a pesquisa da PCAutomotive, as unidades vulneráveis MIB3 são usadas em diversos modelos da Volkswagen e Skoda. Com base em dados públicos de vendas, estima-se que mais de 1,4 milhão de veículos possam estar vulneráveis. Esse número pode ser ainda maior considerando o mercado de componentes usados, onde peças que não foram apagadas pelos proprietários anteriores podem conter informações pessoais.


A Volkswagen corrigiu as vulnerabilidades relatadas por meio de seu programa de divulgação de segurança cibernética.


Em comunicado o porta-voz da Skoda, Tom Drechsler, afirmou: “As vulnerabilidades relatadas no sistema de infotainment foram e estão sendo abordadas e eliminadas por meio de um processo contínuo de melhorias ao longo do ciclo de vida de nossos produtos. Em nenhum momento houve ou há perigo para a segurança de nossos clientes ou veículos.”


Via - TC

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