O site e a página do Telegram da popular plataforma BreachForums, conhecida por comercializar dados roubados e ferramentas cibercriminosas, parecem ter sido apreendidos.
Na manhã de quarta-feira, o site do BreachForums foi substituído por um banner de remoção com as insígnias do FBI, do Departamento de Justiça dos EUA (DOJ), e de agências internacionais como a Agência Nacional do Crime (NCA) do Reino Unido, além de outras autoridades da Austrália, Nova Zelândia e Suíça.
“Este site foi retirado do ar pelo FBI e pelo DOJ com a ajuda de parceiros internacionais”, diz o aviso. “Estamos revisando os dados de back-end do site. Se você tiver informações sobre atividades criminosas cibernéticas no BreachForums, entre em contato conosco.”
As agências também criaram um site para que pessoas envolvidas no BreachForums possam fornecer evidências. Segundo o FBI, o BreachForums é administrado por um hacker conhecido como ShinyHunters desde junho de 2023 e tem servido como um mercado aberto para cibercriminosos comprarem, venderem e comercializarem contrabando, incluindo dispositivos de acesso roubados, meios de identificação, ferramentas de hacking, bancos de dados violados e outros serviços ilegais.
Outra versão do BreachForums foi derrubada pelas autoridades no ano passado, com seu operador preso em uma operação na casa de seus pais em Nova York. Ele se declarou culpado de várias acusações e foi condenado a 20 anos de liberdade supervisionada em janeiro. Quase imediatamente após essa remoção, uma nova pessoa chamada “Baphomet” assumiu o controle da plataforma e prometeu criar uma nova versão dela.
O canal do Telegram de Baphomet também foi apreendido pelo FBI na quarta-feira, com um aviso informando que o FBI e o DOJ estão “revisando os dados de back-end do site”.
Em cada aviso, o FBI e o DOJ incentivam as vítimas e outras pessoas a contatá-los com qualquer informação sobre a plataforma ou os danos causados.
O Departamento de Justiça acusou no ano passado o antigo administrador da plataforma de fornecer acesso a informações pessoais confidenciais de milhões de cidadãos dos EUA.
O FBI observou em seu formulário de denúncia de vítimas que o BreachForums sucedeu o Raidforums, que operou desde o início de 2015 até fevereiro de 2022, antes de ser derrubado pelas autoridades e seu administrador detido.
Via - TR
Opmerkingen