
A Veeam, fornecedora de software de gerenciamento de dados, admitiu um erro constrangedor: uma falha na restauração que resultou na exclusão de dados.
A boa notícia é que o incidente não foi crítico nem ocorreu devido a falhas nos produtos da empresa.
O erro foi revelado nos fóruns da Veeam em uma publicação de 11 de fevereiro, onde um gerente de produto relatou que "percebemos que alguns tópicos e comentários das últimas 24 horas estão desaparecidos".
Como ocorre em muitos fóruns de fornecedores, os fóruns da Veeam misturam comentários de funcionários e clientes, gerando um repositório valioso de informações sobre suporte, produtos e atualizações da empresa. Portanto, é possível que informações úteis de suporte ou até roteiros de produtos tenham sido perdidos.
O representante da Veeam que relatou a falha afirmou: "Entendemos a importância de atualizações oportunas e queremos garantir que estamos investigando ativamente essa questão."
Após a investigação, a empresa descobriu que a falha ocorreu durante a manutenção rotineira do fórum. Durante esse processo, a equipe de DevOps restaurou por engano um backup do banco de dados do fórum de um dia anterior (10 de fevereiro) sobre a base de produção, que não apresentava problemas e não precisava de restauração.
Como várias mudanças significativas — incluindo novos tópicos e comentários — ocorreram desde a criação do backup restaurado, não foi possível integrar essas publicações à versão atual.
A equipe da Veeam pediu desculpas pelo erro, afirmando: "Pedimos desculpas por qualquer inconveniente que isso possa ter causado e agradecemos sua compreensão."
Esse tipo de erro é comum, mas indesejável, em muitas equipes de TI. O portal The Register expressou solidariedade com a Veeam, destacando que o incidente foi revelado porque a própria empresa o destacou na categoria "Melhor Postagem da Semana" em seu resumo semanal do fórum.
O fórum da Veeam era uma leitura valiosa, especialmente porque Anton Gostev, vice-presidente sênior de gerenciamento de produtos, costumava usá-lo para comentar sobre as atividades da empresa e o setor de gerenciamento de dados. No entanto, ele parou de escrever em 2022 por ser ucraniano e não conseguir continuar suas publicações devido à invasão russa de seu país.
Via - TR
コメント