Vários ministérios governamentais colombianos foram afetados por um ataque de ransomware na semana de 12 a 16 de setembro de 2023. O ataque, que atingiu a infraestrutura de TI do provedor de tecnologia IFX Networks, causou a interrupção de serviços essenciais, como audiências judiciais, emissão de licenças e atendimento ao cidadão. O grupo de hackers RansomHouse assumiu a autoria do ataque.
Um ataque de ransomware atingiu a infraestrutura de TI de vários ministérios governamentais colombianos na semana de 12 a 16 de setembro de 2023. O ataque, que atingiu a infraestrutura de TI do provedor de tecnologia IFX Networks, causou a interrupção de serviços essenciais, como audiências judiciais, emissão de licenças e atendimento ao cidadão.
O Ministério da Saúde e Proteção Social foi um dos primeiros órgãos afetados pelo ataque. A agência informou que não foi possível acessar as aplicações utilizadas para a sua missão e para a prestação de serviços a nível nacional. O Ministério disse que está em processo de implementação de mecanismos alternativos para continuar a servir o sector da saúde.
O Poder Judiciário também foi afetado pelo ataque. O Supremo Tribunal do país suspendeu todas as audiências de 14 a 20 de setembro devido ao ataque. A Suprema Corte informou que a sua equipa de TI descobriu o ataque em 12 de setembro e observou que afetou toda a infraestrutura em nuvem do departamento.
A Superintendência da Indústria e Comércio também foi afetada pelo ataque. A agência, que administra a instituição de direitos do consumidor e as organizações de concorrência de mercado do país, publicou seus próprios avisos confirmando que foi afetada pelo ataque e suspendendo algumas operações até sexta-feira.
O grupo de hackers RansomHouse assumiu a autoria do ataque. O grupo, que implantou uma série de tipos de ransomware nos últimos dois anos, atacou recentemente o provedor de saúde colombiano Keralty.
Um conselheiro do presidente da Colômbia, Saúl Kattan, classificou o ataque como o “maior à infra-estrutura na Colômbia nos últimos anos” e criticou a legislatura do país por ter falhado por um voto na aprovação de um novo ministério que se concentraria na segurança cibernética.
Vários governos nacionais em todo o mundo foram prejudicados por ataques de ransomware nos últimos dois anos, incluindo a Costa Rica, a República Dominicana e, mais recentemente, o Sri Lanka.
Comments