A gigante russa de segurança cibernética Kaspersky está fechando seu escritório no Reino Unido e demitindo sua equipe, apenas três meses após encerrar suas operações nos EUA e dispensar dezenas de funcionários.
Segundo Francesco Tius, porta-voz da Kaspersky, a empresa iniciará uma "redução das operações" no Reino Unido, transferindo seu foco para parcerias comerciais no país. Ele afirmou que essa mudança permitirá à Kaspersky aproveitar melhor as oportunidades do mercado britânico, mantendo o suporte aos clientes e parceiros através da equipe europeia e de sua rede consolidada de parceiros.
Tius também revelou que o escritório em Londres conta com "menos de 50 funcionários", e que os clientes no Reino Unido continuarão a receber suporte por meio dessas parcerias.
O fechamento das operações no Reino Unido é mais um revés para a Kaspersky, que há anos enfrenta acusações de vínculos com o governo russo, as quais nega veementemente. Em junho, o governo dos EUA proibiu a Kaspersky de vender seus produtos no país, o que resultou no fechamento dos escritórios americanos e na demissão de funcionários.
Com a proibição, a Kaspersky deixou o mercado dos EUA e transferiu sua base de clientes para uma nova empresa de antivírus chamada UltraAV. Muitos clientes se surpreenderam ao ver o software da Kaspersky removido de seus computadores e substituído pelo UltraAV, sem um consentimento explícito.
A Kaspersky defendeu a transição, alegando que notificou adequadamente seus clientes, embora não tenha solicitado autorização direta para a substituição do software.
Via - TC
Comments