A empresa russa de segurança cibernética e fornecedora de software antivírus Kaspersky Lab começará a encerrar suas operações nos Estados Unidos em 20 de julho.
Em uma declaração a empresa também confirmou que demitirá seus funcionários baseados nos EUA. O jornalista independente de segurança cibernética Kim Zetter relatou pela primeira vez que isso afetará "menos de 50 funcionários nos EUA".
Isso ocorre depois que o Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) do Departamento do Tesouro dos EUA sancionou doze executivos da Kaspersky Lab em 21 de junho por operarem no setor de tecnologia da Rússia, congelando seus ativos nos EUA e impedindo o acesso a eles até que as sanções sejam suspensas.
O Departamento de Comércio também designou a AO Kaspersky Lab, a OOO Kaspersky Group (Rússia) e a Kaspersky Labs Limited (Reino Unido) para sua Lista de Entidades, impedindo que qualquer empresa dos EUA faça negócios com elas.
"A Determinação Final e a Listagem de Entidades de hoje são o resultado de uma investigação longa e minuciosa, que constatou que as operações contínuas da empresa nos Estados Unidos representavam um risco à segurança nacional - devido às capacidades cibernéticas ofensivas do governo russo e à capacidade de influenciar ou direcionar as operações da Kaspersky - que não poderiam ser resolvidas por meio de medidas de mitigação que não fossem uma proibição total", disse o Bureau of Industry & Security.
"Qualquer indivíduo ou empresa que continue a usar os produtos e serviços da Kaspersky assume todos os riscos de segurança cibernética e os riscos associados a isso."
Um dia antes, o Bureau of Industry and Security (BIS) do Departamento de Comércio também proibiu a empresa de vender seu software e fornecer atualizações do antivírus Kaspersky, a partir de 29 de setembro, devido a possíveis riscos de segurança cibernética para a segurança nacional.
A Kaspersky disse na segunda-feira que encerraria completamente seus negócios nos Estados Unidos porque as decisões do governo Biden tornariam as operações "não mais viáveis".
"A partir de 20 de julho de 2024, a Kaspersky encerrará gradualmente suas operações nos EUA e eliminará as posições baseadas nos EUA", disse a Kaspersky.
"A decisão e o processo seguem a Determinação Final do Departamento de Comércio dos EUA, que proíbe as vendas e a distribuição dos produtos Kaspersky nos EUA.
"A empresa examinou e avaliou cuidadosamente o impacto das exigências legais dos EUA e tomou essa triste e difícil decisão, pois as oportunidades de negócios no país não são mais viáveis."
Via - BC
Comments