Pavel Durov, fundador e CEO do popular aplicativo de mensagens Telegram, foi preso na França no último sábado, conforme relatado pela rede de televisão francesa TF1.
Durov teria sido detido em cumprimento a um mandado relacionado a uma investigação policial preliminar.
Segundo a TF1, a investigação foca na falta de moderação de conteúdo no Telegram, que as autoridades consideram problemática. A ausência de controle rigoroso transformou o aplicativo em um refúgio para diversas atividades criminosas, como tráfico de drogas, pornografia infantil, lavagem de dinheiro e fraude.
A postura de moderação minimalista do Telegram tem sido alvo de críticas, pois facilita o crime cibernético e converte a plataforma em um ponto de encontro para agentes de ameaças organizarem suas operações, distribuírem malware e comercializarem dados roubados e outros produtos ilícitos.
"Este aplicativo de mensagens se tornou um centro dinâmico onde cibercriminosos, tanto experientes quanto novatos, trocam ferramentas ilegais e informações, criando uma cadeia de suprimentos obscura e altamente eficiente de ferramentas e dados de vítimas", afirmou o Guardio Labs em um relatório divulgado no início deste ano.
Com sede em Dubai, o Telegram contava com mais de 950 milhões de usuários ativos mensais em julho de 2024. Recentemente, a plataforma lançou um navegador embutido e uma Mini App Store, transformando-se efetivamente em um super aplicativo, semelhante ao WeChat da Tencent.
Via - THN
Comentários