O administrador interino da cidade proclamou estado de emergência local na terça-feira devido ao ataque de ransomware da semana passada contra redes de computadores, infraestrutura e sistemas de comunicação do governo municipal.
Em um comunicado, a equipe da cidade disse que a proclamação visava ajudar a lidar com as interrupções contínuas da rede de computadores após o ataque, que começou na semana passada e afetou vários sistemas não emergenciais, incluindo algumas linhas telefônicas.
A polícia disse que as linhas de emergencia 911 da cidade ainda estão operando e que as pessoas podem continuar registrando ocorrências de crimes online conforme necessário.
Ataques semelhantes tiveram como alvo hospitais, distritos escolares e outras instituições públicas, incluindo os sistemas Bay Area Rapid Transit. Mais de 120.000 arquivos relacionados à força policial da agência de trânsito foram publicados na dark web, incluindo seis relatórios não editados detalhando suspeitas de abuso infantil, números de carteira de motorista e avaliações de saúde mental.
A declaração do administrador interino da cidade, G. Harold Duffey, na qualidade de diretor do centro de operações de emergência da cidade, permite que a equipe “acelere a aquisição de equipamentos e materiais, acione trabalhadores de emergência se necessário e emita ordens com maior agilidade, enquanto trabalhamos para restaurar os sistemas com segurança e colocar nossos serviços online novamente”, disse o comunicado.
A ordem também pede ao governador da Califórnia, Gavin Newsom, que emita um estado de emergência, bem como “dê à cidade o benefício de recuperar seus custos”, “disponibilize todos os fundos relevantes para a cidade e todos os membros e empresas elegíveis da comunidade” e peça o presidente a disponibilizar fundos por meio da Administração Federal de Pequenas Empresas.
A ordem de emergência permanecerá em vigor por sete dias, a menos que o conselho da cidade de Oakland vote para ratificar sua existência.
Fonte: shorturl.at/nuB78
Comments