A varejista de roupas Patagonia, está sendo processada por supostamente violar a lei de privacidade da Califórnia devido à sua parceria com a empresa de inteligência artificial e dados, Talkdesk. Segundo os autores da ação, essa parceria resultou na interceptação, gravação e análise de suas comunicações sem permissão.
A ação judicial, apresentada na quinta-feira, alega que a Talkdesk encaminha todas as comunicações de clientes e parceiros de negócios da Patagonia para seus próprios servidores em tempo real. Essas comunicações são transcritas e analisadas por modelos de inteligência artificial para determinar o conteúdo e o sentimento das conversas.
Além disso, a Talkdesk lucra com as comunicações interceptadas dos clientes da Patagonia, usando os dados para treinar seus modelos de IA e melhorar seus serviços. O processo afirma que essas informações, incluindo dados pessoais e financeiros, são altamente valiosas no setor de comércio eletrônico.
O processo também alega que nem a Talkdesk nem a Patagonia informam aos clientes que suas conversas estão sendo interceptadas, gravadas, analisadas e usadas pela Talkdesk. Esta prática não é divulgada na política de privacidade da Patagonia.
A Patagonia e a Talkdesk não emitiram nenhum pronunciamento sobre o caso.
Este processo não é inédito. Em maio, uma ação coletiva semelhante foi movida contra a Navy Federal Credit Union por supostamente usar IA fornecida pela Verint para interceptar, gravar e avaliar chamadas de clientes sem o devido aviso ou consentimento.
A Talkdesk se descreve como uma ferramenta para melhorar o atendimento ao cliente, aumentar a eficiência e a receita por meio de uma plataforma de contact center em nuvem alimentada por IA. Seus recursos incluem análise de experiência, gestão de qualidade e o assistente gerador de IA Copilot, que orienta e auxilia agentes durante interações com clientes.
O processo não especifica exatamente quais recursos da Talkdesk a Patagonia utiliza. No entanto, cita um artigo da Harvard Law Review que destaca o crescente valor monetário dos dados pessoais e o rápido movimento das empresas para lucrar com essa tendência.
Via - TRM
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