Segundo teste de voo da Starship da SpaceX termina em explosão minutos após o lançamento
O imenso foguete Starship da SpaceX decolou pouco depois das 8h, horário local, das instalações de lançamento Starbase da empresa em Boca Chica, Texas.
Alguns minutos após o lançamento e uma separação planejada em "hot stage", o propulsor Super Heavy explodiu em vez de continuar sua descida planejada e pouso na água, mas a Starship continuou em direção ao espaço. Minutos depois, a equipe da SpaceX informou que não havia recebido nenhum sinal do propulsor e que poderiam ter perdido a nave.
Neste ponto do voo, a nave provavelmente já não estava mais ao alcance das estações terrestres, mas parece que o sistema de término de voo da nave foi acionado logo após o desligamento dos motores Raptor.
Este é o segundo teste de lançamento para o foguete de 121 metros de altura, que utiliza um sistema de dois estágios que se separa alguns minutos após o lançamento, com o propulsor destinado a retornar para baixo.
Embora o lançamento da Starship estivesse originalmente agendado para 17 de novembro, a SpaceX adiou o voo para substituir um atuador de aleta de grade, um componente que ajuda a guiar o propulsor Super Heavy até seu destino.
Este teste de lançamento progrediu muito mais do que a tentativa anterior. O primeiro teste de voo da Starship em abril terminou em falha. O foguete pegou fogo pouco depois do lançamento e acionou detonadores para autodestruição. A SpaceX atribuiu a falha ao vazamento de propelente do propulsor Super Heavy, afirmando que "separou a conexão com o computador de voo primário da nave". A empresa não pôde realizar outro lançamento até resolver as 63 ações corretivas da Administração Federal de Aviação (FAA).
Via - The Verge
Comentarios