Singapura realizou a maior recuperação já registrada de fundos fraudados em um golpe de comprometimento de e-mail comercial, graças ao apoio de um mecanismo global de suspensão de pagamentos desenvolvido pela INTERPOL. A ação foi possível através do I-GRIP (Global Rapid Intervention of Payments), que acelera a cooperação internacional para combater crimes financeiros.
Em 23 de julho de 2024, uma empresa de commodities com sede em Singapura reportou ter sido vítima de um golpe de comprometimento de e-mail comercial. Nesse tipo de golpe, os criminosos obtêm acesso ou se fazem passar por uma conta de e-mail corporativa para enganar os funcionários, induzindo-os a transferir dinheiro para contas fraudulentas.
No caso em questão, em 15 de julho, a empresa recebeu um e-mail aparentemente de um fornecedor solicitando a transferência de um pagamento pendente para uma nova conta bancária em Timor Leste. No entanto, o e-mail era falso, com uma pequena alteração no endereço, o que passou despercebido pelos funcionários. Sem perceber o erro, a empresa transferiu US$ 42,3 milhões para a conta do golpista no dia 19 de julho, descobrindo a fraude apenas quatro dias depois, quando o verdadeiro fornecedor informou não ter recebido o pagamento.
Assim que a fraude foi identificada, a Força Policial de Singapura (SPF) acionou imediatamente as autoridades de Timor Leste por meio do I-GRIP. O mecanismo, que conta com a rede de 196 países membros da INTERPOL, permitiu uma rápida resposta internacional.
Em 25 de julho, o Centro Anti-Scam da SPF recebeu a confirmação de que US$ 39 milhões haviam sido localizados e congelados na conta do fornecedor fraudulento em Timor Leste. Além disso, as autoridades de Timor Leste prenderam sete suspeitos envolvidos no golpe e recuperaram mais de US$ 2 milhões. As medidas para a devolução dos fundos à empresa em Singapura já estão em andamento.
Isaac Oginni, Diretor do Centro de Combate à Corrupção e Crimes Financeiros da INTERPOL, destacou a importância da rapidez na interceptação de fundos provenientes de fraudes online, elogiando a cooperação entre as autoridades de Singapura e Timor Leste.
"Fraudes são uma ameaça global que exige uma resposta global", afirmou David Chew, Diretor do Departamento de Assuntos Comerciais da SPF. Ele ressaltou que, na era digital, o dinheiro se move rapidamente, e as autoridades precisam agir com a mesma agilidade para proteger os cidadãos.
Desde sua criação em 2022, o I-GRIP ajudou na interceptação de centenas de milhões de dólares em fundos ilícitos. Em 2024, a INTERPOL utilizou o mecanismo para recuperar US$ 331 mil em uma fraude envolvendo uma vítima espanhola que transferiu dinheiro para Hong Kong.
A INTERPOL continua a alertar empresas e indivíduos sobre a importância de medidas preventivas contra golpes de comprometimento de e-mail comercial e outras fraudes. Mais informações podem ser encontradas no site da organização: www.interpol.int.
Via - Interpol
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