top of page
Foto do escritorCyber Security Brazil

Twilio desativa definitivamente o Authy para Desktop, obrigando usuários a migrarem para versões móveis

Em janeiro, a Twilio anunciou que os aplicativos de desktop Authy para Windows, macOS e Linux seriam descontinuados, com o término do suporte marcado para 19 de março de 2024 e a desativação completa prevista para agosto de 2024.


Mesmo após março, os aplicativos continuaram a funcionar, exibindo um alerta sobre o fim de sua vida útil e recomendando aos usuários a migração imediata para as versões móveis.

Aviso Authy para desktop


Contudo, há cerca de treze dias, a Twilio desconectou à força todos os dispositivos de desktop das contas Authy, impedindo que eles realizassem novos logins com seus números de telefone.


Aviso Authy para desktop


Usuários que persistiram no uso do Authy para Desktop, mesmo após todos os avisos, descobriram que suas contas 2FA desapareceram, a menos que já tivessem sincronizado com um dispositivo móvel.


Para aqueles que realizaram a sincronização com as versões móveis, alguns tokens não foram sincronizados corretamente, resultando em contas inacessíveis.


Além disso, em junho, hackers descobriram uma vulnerabilidade na API do Authy, que permitia verificar se um número de telefone estava associado a uma conta válida.


Esses hackers exploraram a falha, inserindo milhões de números de telefone na API, o que resultou na criação de perfis de 33 milhões de números de telefone associados ao Authy, vazados posteriormente em um fórum de hackers.


A Twilio corrigiu a vulnerabilidade, protegendo a API e lançando uma atualização do aplicativo móvel. Alguns especulam que a impossibilidade de login dos usuários de desktop se deve à falta de atualização do aplicativo com essa correção.


Em junho, a Authy lançou a versão 3.0, anunciada como a última atualização para desktop, o que torna improvável o lançamento de futuras versões. A Twilio informou que os logouts forçados fazem parte dos planos de descontinuação dos aplicativos de desktop da Authy.


Via - BC



5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page