
Mark Klein, ex-técnico da AT&T e denunciante que revelou a vigilância em massa conduzida pelo governo dos Estados Unidos, faleceu aos 79 anos.
Klein tornou pública, em 2006, uma série de documentos que mostravam como a NSA utilizava uma sala secreta dentro de um centro da AT&T em São Francisco para interceptar o tráfego da internet.
Por trás da porta da agora infame Sala 641A, dispositivos de divisão óptica estavam duplicando o tráfego bruto da internet e enviando uma cópia diretamente para a NSA.
A revelação de Klein confirmou que o governo dos EUA acessava dados de internet de milhões de americanos, valendo-se de poderes concedidos pelo Congresso após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001.
Em 2013, o ex-contratado da NSA, Edward Snowden, vazou milhares de documentos classificados que detalhavam a vigilância em larga escala da agência ao redor do mundo.
A morte de Klein foi confirmada pela Electronic Frontier Foundation, organização de direitos digitais com sede em São Francisco, para a qual ele recorreu e que posteriormente processou o governo federal com base em suas revelações. O caso, no entanto, foi arquivado.
Via - TC
Commentaires