top of page
Buscar

WhatsApp lança nova camada de privacidade avançada para proteger mensagens sensíveis

  • Foto do escritor: Cyber Security Brazil
    Cyber Security Brazil
  • há 3 dias
  • 2 min de leitura

O WhatsApp introduziu um novo recurso chamado Privacidade Avançada de Chats para proteger informações confidenciais trocadas em conversas privadas e em grupo.


A nova opção de privacidade pode ser ativada ao tocar no nome do chat e foi projetada para impedir tentativas de salvar mídias e exportar o conteúdo das conversas.


"Hoje estamos apresentando nossa mais recente camada de privacidade chamada 'Privacidade Avançada de Chats'. Esta nova configuração, disponível tanto em chats individuais quanto em grupos, ajuda a evitar que outros levem conteúdo para fora do WhatsApp quando você deseja privacidade extra", anunciou o WhatsApp.


"Com a configuração ativada, você pode impedir que outros exportem chats, baixem automaticamente mídias para seus telefones e usem mensagens para recursos de IA. Dessa forma, todos no chat têm maior confiança de que ninguém poderá levar o que está sendo dito para fora da conversa."


A empresa acrescentou que esta é a primeira versão desse recurso e que está sendo implementada para todos os usuários que atualizaram o WhatsApp para a versão mais recente. O WhatsApp também está trabalhando para adicionar mais proteções à Privacidade Avançada de Chats para torná-la ainda mais eficaz.


No entanto, é importante observar que, mesmo após habilitar a Privacidade Avançada de Chats, ainda existem maneiras de extrair mídias e informações confidenciais, como tirar uma foto da conversa do WhatsApp caso as capturas de tela estejam bloqueadas.


O novo recurso Privacidade Avançada de Chats faz parte de um esforço mais amplo para tornar a comunicação pelo WhatsApp mais segura, iniciado há quase sete anos, quando a empresa introduziu a criptografia de ponta a ponta.


Cinco anos depois, em outubro de 2021, começou a implementar backups de chats criptografados de ponta a ponta para dispositivos iOS e Android. Em dezembro do mesmo ano, o WhatsApp expandiu os controles de privacidade ao adicionar suporte para mensagens temporárias padrão para todos os novos chats.


Mais recentemente, o WhatsApp adicionou suporte para bloquear chats usando senha ou impressão digital, introduziu um recurso de Código Secreto para ocultar os chats bloqueados e começou a permitir que usuários de Android e iOS ocultassem sua localização durante chamadas, roteando a conexão pelos servidores do WhatsApp.


Desde outubro de 2024, o WhatsApp também começou a criptografar bancos de dados de contatos para sincronização com preservação de privacidade, garantindo que as listas de contatos se liguem a contas em vez de dispositivos, permitindo fácil gerenciamento entre trocas ou substituições de aparelhos.


O Meta anunciou no início de 2020 que mais de dois bilhões de pessoas de mais de 180 países estavam usando a plataforma de mensagens instantâneas e videochamadas WhatsApp.


Via - BC

 
 
 

Comentarios


Parceiros

Cupom 20% de desconto - CYBERSECBRA20 

bottom of page